sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Reality Checks - Testes de Realidade

Reality Checks - Testes de Realidade


Quer ficar lúcido? Teste a sua realidade, teste o agora. Os Reality Checks (RC's) são meios que você utiliza para questionar a sua realidade a fim de saber se você está sonhando ou não.

Como nós sabemos todas as emoções e sensações que sentimos no estado de vigília também podemos senti-las enquanto sonhamos e acabamos por não perceber que se trata de um sonho, assim confundimos sonho com realidade. O sonho se torna real para o sonhador.




Aí é que entra os Reality Checks. Ao utilizarmos, questionamos o agora e condicionamos o nosso cérebro a diferenciar a realidade de um sonho. Buscamos sinais que nos respondam se estamos sonhando ou não. 

Construímos a nossa auto-consciência, que nada mais é que um reflexo do cérebro para voltar a consciência para o momento, se nós estimularmos o bastante a ponto que o questionamento da realidade se torne algo natural, também realizaremos o teste em nossos sonhos e teremos os sinais necessários para ficarmos lúcidos.

Os Reality Checks devem ser acompanhados também com a seguinte pergunta "ESTOU SONHANDO OU NÃO?" Deve realmente haver questionamento ao fazer essa pergunta a si mesmo. Você precisa olhar ao seu redor e se perguntar se aquilo que ver é real. O segredo é sempre questionar.


Temos vários testes que podemos utilizar para verificar se estamos sonhando ou não. Alguns dos mais conhecidos são:

  • O Teste das Mãos


Coloquei essa em primeiro porque é relativamente simples de ser feita e também é bem discreta se comparado com os outros Reality Checks.

Podemos fazê-la de duas maneiras (são independentes, mas podemos aplica-las em conjunto):

1- Estender as mãos e olhar atentamente para elas, procurar por algo de anormal e questionar-se com a pergunta "Estou sonhando ou não?".


É normal em um sonho, ao olharmos para as mãos  vê-las deformadas, com dedos a mais ou a menos, dedos em formas de tentáculos ou verdadeiros 'cotocos', cores e formatos mais estranhos possíveis. 






2- Estender as mãos, olhar atentamente para elas e com o seu dedo indicador tentar ultrapassa-lo através da palma da sua outra mão e questionar-se com a pergunta "Estou sonhando ou não?"


Os sonhos não obedecem as leis da física, consequentemente proporciona uma enorme chance de seus dedos ultrapassarem qualquer parte de seu corpo ou qualquer outro objeto sólido sem o mínimo esforço, onde normalmente não seria possível em nossa realidade.


  • O teste do Relógio


Esse teste também é bem simples de ser feito, basta olhar para qualquer relógio e questionar-se com a pergunta "Estou sonhando ou não?".

Esse teste tem um nível de eficácia muito alto, pois enquanto dormimos a parte do nosso cérebro que é responsável por tarefas matemáticas se encontra desligado, sendo difícil a leitura e organização de números. Os números que normalmente estariam compondo a hora, não farão sentido, poderão aparecer símbolos, letras, figuras, aparecer valores fora do padrão como 88:41 ou 20:144. Também os números e relógios poderão aparecer embaçados, derretidos, deformados, escuros ou claros de mais.


O Teste do Espelho


Esse é mais um teste simples e prático, basta ficar na frente de um espelho e questionar-se, está sonhando ou não.

Assim como os relógios e números, os espelhos também podem não funcionar corretamente nos sonhos. Nosso cérebro tem problemas em criar reflexos, principalmente de nós mesmos, a imagem criada no espelho pode aparecer embaçada, fora de forma, assimétrica, pode não coincidir com os objetos ao seu redor, você poderá até ver um reflexo de uma outra pessoa ou não ver absolutamente nada. 

Normalmente acordado você não ver essas interferências quando se olha no espelho.



Há outros também bem interessantes e funcionais:


Prender a respiração. Tampar boca e narinas por alguns segundos, até perceber se necessita de oxigênio. Você provavelmente conseguirá respirar normalmente em seu sonho mesmo que esteja em baixo da água ou com as narinas e bocas fechadas.

Testando o Voo. Tudo que precisa fazer é tentar subir voo. Dar um pequeno pulo desejando voar. Talvez você saia voando enquanto sonha, mas na vida real... Acho difícil xD.

Repetição da Leitura. Leia uma frase, vire o rosto e torne a ler, se estiver sonhando a frase mudará ou desaparecerá.


Os testes de realidade devem ser utilizados todos os dias, no mínimo 5 vezes por dia, mas quanto mais você usar melhor serão os seus resultados em seus sonhos. 

Você poderá optar por usar dois, ou até mais RC's e é obvio que não é para sair pulando por aí tentando voar na frente de milhões de pessoas, utilize RC's mas de maneira discreta e funcional, questione, use e questione-se mais uma vez, você na prática aprenderá qual ou quais Reality Checks são adequados para você utilizar no seu dia-a-dia.



Fontes:

3 comentários:

Muito bom o conteúdo do blog! Está de parabéns. Recomendo.

Pq alguns personagens do sonho lucido se mostram rebeldes e não conseguimos controlar de forma alguma? Como faço pra que todos que aparecem nos sonhos, me obedeçam e façam a minha vontade independente da forma ou tamanho que represente?

Grandes ensinamentos...

Fazer testes de realidade e manter um diário dos sonhos é primordial para se conquistar a lucidez nos sonhos.

Postar um comentário