segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dificuldades dos Onironautas

Dificuldades dos Onironautas


Somos sempre acompanhados por dificuldades que lutamos para supera-las. Se pretende seguir em frente e ser um Onironauta com um repertório enorme de sonhos lúcidos já vividos, terá que lutar com essas barreiras e se possível extinguí-las.



Sem dúvida a maior dificuldade para um Onironauta é ele ficar lúcido. Há diversas variáveis que podem influenciar no nosso sono e consequentemente na nossa lucidez enquanto sonhamos, mas agora eu pergunto a você, o que mais lhe afeta a ter sonhos lúcidos ou uma boa noite de sono com sonhos vívidos e com riqueza de detalhes?

Falaremos agora as mais importantes variáveis que podem afetar o seu sono e os seus sonhos lúcidos:


Dificuldades para dormir




Segundo um estudo realizado pela IPOM (Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente) descobriu-se que estatisticamente 69% dos brasileiros avaliam seu próprio sono como ruim ou insatisfatório. Nesses 69% estão incluídos aquelas pessoas que tem dificuldades em pegar no sono, as que acordam várias vezes a noite e aquelas que acordam durante a noite e não conseguem voltar a dormir.
É uma percentagem bem alta. Imagina como deve ser desconfortante não dormir bem e extremamente difícil entrar em todas as fases do sono e na fase REM, tão cobiçada por nós. 
As causas são bem diversificadas, como:
  1. Estresse: Evite dormir lembrando-se das suas preocupações. Lembre-se, seu leito é sagrado, nele deve haver paz e o conforto necessário para propiciar o seu descanso e quem sabe a sua lucidez no sonho;
  2. Ansiedade: Sofria muito de ansiedade, e sei como é difícil controlá-la, mas procure ficar relaxado e com a mente limpa. Dê lugar a sua imaginação. (Procure técnicas de relaxamento e de controle para ansiedades);
  3. Depressão: A vida é bela, não deixe a depressão torná-la preto e branco;
  4. Uso de remédios: "Leia a bula". Alguns medicamentos podem causar insônia em algumas pessoas;
  5. Fatores ambientais: "Ah mosquito maldito!!". Barulho, luminosidade e por incrível que pareça a cor da parede podem afetar a sua noite de sono;
  6. Cafeína, álcool e nicotina: Normalmente são as mais usadas;
  7. Doenças: Podem ser a causa. Procure o seu médico, e não se esqueça de fazer um checkup periodicamente;
  8. Irregularidade de horários: Somos uma maquina! Se alteramos o horário de funcionamento, ou se funcionamos além do limite, podemos ter uma noite péssima além do mal que isso causa para nossa saúde;
  9. Comer demais tarde da noite: Lanchinho antes de dormir, não almoço. Coma comidas leves, facilitará a digestão enquanto você dorme, evitando desconfortos que poderão atrapalhar a sua noite de sono;
  10. Inatividade física: Procure fazer alguma atividade física, seu corpo agradecerá e também você terá boas noites de sono.


Pouca ou nenhuma utilização dos Reality Checks e/ou Técnicas de Indução de Sonhos Lúcidos


Realizar Reality Checks e Técnicas de Sonhos Lúcidos é tão importante quanto ter uma noite bem dormida e claro a sua falta também influenciará na possibilidade de você ter um sonho lúcido.
Alguns RCs são fáceis de serem colocados em prática, portanto a única ameaça a eles é a nossa preguiça ou a nossa memória. Procure realizar-los sempre, no mínimo 8 vezes por dia, teste a sua realidade, teste o agora. Iai? Está sonhando ou não?

Já as Técnicas de Indução de Sonhos Lúcidos são menos práticas e requer mais dedicação, e muitas vezes não podemos realizá-las por conta da nossa rotina e cansaço depois de um dia fadigante onde tudo que desejamos após chegarmos em casa é dormir... Ou melhor, hibernar. Por isso é necessário a dedicação e também por em prática, todos os dias, a sua técnica escolhida para ter o sonho lúcido tão esperado. As Técnicas para Sonhos Lúcidos serão abordados nas próximas postagem.



Falta de compromisso com o Diário dos Sonhos


Não podemos esquecer do nosso livro dos sonhos. Como sabemos, ao escrevermos e lembrarmos-nos dos nossos sonhos, estimulamos a nossa mente a se recordar cada vez mais do nosso mundo onírico. Não adianta termos um sonho lúcido se não lembrarmos que tivemos, por isso que também é uma dificuldade do Onironauta atualizar sempre o seu Diário dos Sonhos. Também por motivo da correria do dia-a-dia acabamos por esquecermos e deixarmos de lado o nosso hábito de descrever e por no papel os nossos sonhos.





Sim, há dificuldade a serem vencidas e precisamos de toda a nossa força de vontade e dedicação e lembrar-se de sempre por em prática todo o conhecimento que obtemos e que ainda iremos adquirir. Bons sonhos lúcidos a todos!












Fontes: 

0 comentários:

Postar um comentário