sábado, 27 de julho de 2013

Tecnica CAT

Técnica CAT


Ajuste os ciclos do seu sono e tenha a mente preparada para 
a lucidez na fase REM de maior intensidade.


Iremos falar hoje de mais uma técnica para a indução de sonhos lúcidos, agora é a vez da Cycle Adjustment Technique ou simplesmente CAT, criada por Daniel Love, um onironauta especialista do Reino Unido, autor do livro Are You Dreaming?. O caminho utilizado pela "Técnica de Ajuste do Ciclo" para levar o onironauta a um sonho lúcido é aumentando a sua consciência durante as fases iniciais do sono REM pela manhã, horário pelo qual o estado REM é maior. Ela também é uma maneira simples de conhecer um pouco mais como os sonhos lúcidos influenciam naturalmente na química do corpo.

E quanto a sua eficácia?


Segundo Rebecca Turner¹, em um experimento envolvendo 10 alunos, a técnica mostrou-se eficaz em 8 deles em um período de apenas duas semanas, com uma média de dois sonhos lúcidos por estudante.

E quanto aos passos a serem seguidos?

Há somente dois passos simples:


Passo 1: Programe o seu despertador para lhe acordar 90 minutos antes do seu horário normal de acordar. Levante-se por uma semana inteira nesse novo horário. Isso irá reestruturar seu horário biológico e como resultado você provavelmente não apresentará nenhum sonho lúcido durante essa primeira semana de aplicação da CAT.

Passo 2: Na segunda semana de aplicação da CAT, ou seja no 8º dia, alterne sua hora de acordar com o seu dia normal. Acorde no horário normal em um dia, e no outro 90 minutos antes. Siga alternando: um dia no horário normal para despertar e no outro mais cedo.

Tenha o seu despertador como o seu melhor amigo e não inimigo.


Normalmente com o passar das semanas seu corpo antecipará o despertar e consequentemente trará a sua lucidez no período REM de maior intensidade pela manhã. 

Como a técnica não requer visualizações, recursos mentais ou uso da memória, a indução ao sonho lúcido se torna muito simples embora necessite segui-lo rigorosamente, mantendo-se o seu cronograma ou em outras palavras à sua rotina diária.

1 comentários:

Postar um comentário